sábado, 27 de dezembro de 2014

1922: A polêmica visita de um combinado carioca a Uberaba.

Em dezembro de 1922Uberaba recebeu a visita de um Combinado Carioca, formado por jogadores filiados a clubes da Liga Metropolitana, para a disputa de duas partidas contra os principais clubes de nossa cidade, o Uberaba Sport e a Associação Athlética do Triângulo (ex-Red and White Association). As partidas foram motivo de muita polêmica na imprensa brasileira, repercutindo por todo o final do ano de 1922. Segundo os jornais da época, o conjunto carioca foi formado às pressas e, por isso, não representava a força do futebol do então Distrito Federal. Diziam que os cariocas estavam em Uberaba a passseio, sem treino e cansados da viagem, para justificar os maus resultados que acabaram por colher em nossa cidade.

A idéia da realização das partidas surgiu em uma visita de Oswaldo Gomes, então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, a Uberaba. Oswaldo se comprometeu a reunir, se fosse possível, alguns dos mais renomados jogadores do futebol carioca e prometeu vir ele próprio chefiando a delegação. Foi o que bastou para se criar uma imensa expectativa em Uberaba. O Lavoura e Comércio, de 23/11/1922, noticiava que atletas como Kuntz, Palomone, Oswaldino, Almeida Netto, Brillhante e Welfare, além do uberabense Junqueira poderiam fazer parte do Selecionado Carioca.

Mas no Rio, a dificuldade para se conseguir jogadores que concordassem em fazer a excursão era enorme. Por fim, a organização do grupo coube ao velho esportista Antônio Carneiro de Campos, do Flamengo, aposentado dos gramados há cerca de dois anos, que foi obrigado a participar também como jogador, graças à desistência de última hora do meio campista Frederico, do Bangu. A embaixada Carioca contava ainda com o Dr. Souto Castagnino e Luiz Vianna, redator do Correio da Manhã, a quem coube fazer as matérias sobre a excursão, e que acabaria apitando o jogo do combinado carioca contra o Uberaba.


Não era, de fato, uma Seleção Carioca. Alguns bons jogadores, mas nenhum dos "cracks" sonhados pela imprensa uberabense.



Eis a relação dos jogadores do Combinado Carioca:
  • Waldemar - Goleiro do São Cristóvão
  • Antonico (Antônio Carneiro Campos) - Zagueiro do Flamengo
  • Bráulio - Bangu
  • Luiz Antonio (Luiz Antônio da Guia) - Zagueiro do Bangu e irmão mais velho de Domingos da Guia.
  • Joppert (Antenor Silva) - Meio campista do Bangu
  • Tatá (Oswaldo Silva) - Meio campista do Bangu
  • Gabriel (Gabriel Nascimento) - Mangueira
  • Zezé (José Carlos Guimarães) - Atacante do Fluminense
  • Chiquinho - Atacante do América
  • Simas - Atacante do América
  • Antenor (Antenor Vicente Correa) - Atacante do Bangu

O fato é que a viagem do Rio de Janeiro a Uberaba durou estafantes 32 horascom escalas em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. Enfim na cidade, os bravos atletas foram recepcionados na Estação da Mogiana e seguiram até o Hotel Toscano, muito criticado pela imprensa carioca pela precariedade das instalações.

Os dois clubes uberabenses, por sua vez, viviam um momento delicado de sua rivalidade. A Associação havia perdido o denominado "Jogo do Século" contra o Uberaba, mas ganhou os pontos por ter o rival escalado de maneira supostamente irregular o atleta Hildebrando de Moraes. Revoltados com a decisão do Comitê Disciplinar da Sub-Liga do Triângulo, que ajudaram a fundar, os dirigentes do Uberaba retiraram o clube do Campeonato do Triângulo, facilitando o caminho do rival rumo ao título.  

O primeiro jogo foi disputado contra a Associação (RED). Extenuados pela longa viagem os cariocas foram presa fácil para o recém coroado "Campeão do Triângulo" e perderam por 3x1. O Uberaba, que acabara de vencer novamente ao RED em jogo amistoso realizado poucos dias antes esperava também bater o combinado visitante. 


Um aspecto das arquibancadas do Estádio das Mercês. Na foto de baixo, em pé os jogadores do Uberaba e de joelhos os jogadores do Combinado Carioca, ao lado do árbitro da partida.

Nesse jogo, o árbitro escolhido pelos cariocas foi o jornalista Luiz Vianna, redator do jornal "Correio da Manhã", que talvez previnido pelos recém conquistados amigos do "Red", atuou, segundo ele próprio, de modo a impedir o jogo violento por parte dos jogadores do Uberaba. Enfrentando um adversário mais descansado e mais entrosado, o Uberaba não conseguiu vencer empatando em dois gols.

Para Luiz Vianna, a imensa rivalidade entre os dois principais clubes de Uberaba extrapolava qualquer análise meramente esportiva. O redator opinou que não entendia como a Associação não conseguia vencer o Uberaba, coisa que só se explicaria pela violência com que o Uberaba disputava suas partidas.

E Vianna foi além. Seus comentários sobre o médio uberabense Badu (Egydio Matheus Junior) acabariam, nos dias de hoje, em sua prisãodado o imenso preconceito racial explícito em suas palavras:
..Um negrão boçal, narinas super dilatadas, voz cavernosa, chegou se ao juiz, e numa attitude francamente ameaçadora disse: - O que isso "sô" juiz? Ponha a mão na "conciença"moço. Foi "fisaide"...
O bate boca seguiu pelos maiores jornais do país à época. Em uma carta enviada à Folha da Noite, Badu se defendia das colocações de Vianna:
“De facto, não sou branco, mas isso não é uma desonra para mim. Quanto à minha “boçalidade”, parece que ella não é tão grande como disse o Sr. Vianna. Porque, afinal de contas, eu tenho a competência de defender a mim, à minha terra e ao meu club das calumnias assacadas por um cocaínomaníaco. Se essa defesa não é literatura fina, serve ao menos para provar que eu não sou tão burro como o Sr. Vianna".
Os jornais fizeram também graves acusações contra o zagueiro uruguaio Villa, defensor do Uberaba, que teria visitado a delegação no Hotel e se insinuado para entregar o jogo e criticaram a indiferença com que foram tratados os cariocas pela diretoria do Uberaba Sport.

Um final de ano conturbado onde a rivalidade entre o Uberaba e o "RED" atingiu um alto nível de animosidade e fez com que as equipes crescessem juntas. Mas parece que o esforço foi grande demais. Já no ano seguinte, sucumbiu o "RED" e quase morreu o Uberaba Sport.


Fichas Técnicas:
10/12/1922
A.A. Triângulo 3x1 Combinado Carioca
Local: Estádio da AAT, Uberaba - MG
Árbitro: Aristides Cunha Campos
Red: Emile, Bado e Pereira; Luiz, Maurício e Américo; Ramid, Vinhola, Machado, Carnaval e Otacílio.
Cariocas: Waldemar, Antonico e Bráulio; Tatá, Joppert e Luiz Antônio; Gabriel, Zezé, Chiquinho, Simas e Antenor.
Gols: Machado (2) e Vinhola; Antenor.

12/12/1922
Uberaba 2x2 Combinado Carioca
Local: Estádio das Mercês
Árbitro: Luiz Vianna
Uberaba: Pino, Villa e Mário; Badú, Tango e Walter; Gumercindo, Targino, Walfredo, Salim e Fortes.
Cariocas: Waldemar, Antonico e Bráulio; Tatá, Joppert e Luiz Antônio; Gabriel, Zezé, Chiquinho, Simas e Antenor.
Gols: ? (1º T) e Walfredo (2º T); ? (1º T) e Simas (2º T)

Curiosidades:
Profissão dos jogadores do Uberaba em 1922:
  • Walter Fonseca, negociante
  • Badu, empregado da Casa Caldeira
  • Walfredo Vieira, empregado de Francisco Ricioppo e Cia.
  • Antônio Targino, Construtor e pedreiro
  • Generoso Fortes, Caixeiro do Bazar Modelo
  • De Marco, zagueiro, empregado da Livraria Seculo XX, de Osório Augusto de Mello
  • Francisco Villanova, empregado de Andrade & Oliveira,
  • Tango, Guarda livros da Casa Gabarra
  • Edson Pino, goleiro, pintor

Fontes:

- Jornal Correio da Manhã, edições dos dias 19/12/1922, 20/12/1922 e 09/01/1923.
- Jornal Lavoura e Comércio, edições dos dias 23 e 26/11/1922, 07, 10 e 14/12/1922.
- Folha da Noite, Acervo Folha, Dez/1922

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

E o primeiro Campeão do Triângulo foi...o RED!!!!

Em 1922 foi disputado o primeiro campeonato de futebol no Triângulo Mineiro. Após alguns meses de intensa movimentaçãovários clubes das principais cidades da regiãoUberabaUberlândiaAraguari e Sacramentoliderados pelo Uberaba Sportfundaram a Liga de Sports do Triângulo e esta organizou o torneioque contou apenas com clubes de Uberaba e Araguari.

Curiosamenteo clube mais importante da região, o Uberaba, abandonou o torneio e a Liga, ao final do primeiro turno, inconformado com a decisão do Conselho Divisional, que decretou a perda dos pontos da partida ganha pelo Uberaba contra a Associação Athlética do Triângulo, o famoso RED, naquele que até hoje é considerado o "Jogo do Século" em nossa cidade, pela escalação irregular do atleta Hildebrando de Moraes. Sem o principal rival, o caminho ficou livre para o "RED", que conquistou seu primeiro título. 

Foto do lendário time do "RED" no início da década de 20.
Essa história é apenas um dos vários capítulos da breve, mas intensa rivalidade entre o Uberaba e seu principal filho, o RED, que nasceu RED and WHITE, em homenagem ao clube que o hospedava, o Uberaba, e como que renegando todos os laços com seus antigos companheiros, adotou um novo nome, Associação Athlética do Triângulo, e novas cores, preto e branco. 

Até hoje, cultiva-se em Uberaba, a lenda de que o "Jogo do Século" foi combinado para marcar o fim das atividades de quem fosse derrotado. Isso não é verdade. O RED ganhou os pontos da partida e ainda disputou outros jogos, no segundo turno, até chegar ao título. Depois ainda fez amistosos dentro e fora de Uberaba no ano de 1922, mas foi extinto pouco tempo depois, em meados de 1923, o que pode ter alimentado a lenda. O RED morreu sem nunca ter vencido, em campo e com seus primeiros quadros, ao Uberaba Sport Club.

A seguir todos os resultados e fichas técnicas disponíveis nos jornais da época.

Campeonato do Triângulo 1922
Participantes:
Operário Football Club - Araguari-MG
Americano Futebol Clube - Araguari-MG
Associação Atlética do Triangulo - Uberaba-MG
13 de Maio Futebol Clube - Uberaba-MG
Uberaba Sport Club – Uberaba-MG

TABELA DE JOGOS:

09/04/1922
Operário 2x0 Uberaba (Campeonato do Triângulo)
Local: Campo do Operário, Araguari – MG
Árbitro: Antônio Alberto de Oliveira
Operário: Lélio, Genaro e Faria; Adolpho, Moreira e Alfredo; Capelli, Nestor, Durval, Lopes e Carrichio.
Uberaba: Pino, Alfredo e Villa; Bandeira, Kiki e Walter; Barros, Targino, Walfredo, Fortes e Gradim.
Gols: Capelli e Carrichio.

23/04/1922
Americano 5x1 13 de Maio
Local: Campo do Americano, Araguari – MG
Árbitro: Alfredo Dezotti
Americano: Lincoln, Arnaldo e Sylvio; Marques, Andrelino e Baptista; Alvarez, Manoel, Dante, Arnaldo e Machado.
13 de Maio: Manoel, Octavio e Valle; Estevam, Benedicto II e Eloy; Capoeira, Domingos, Motta, Benedicto I e Clarimundo.
Gols: ?

07/05/1922
13 de Maio 1x4 Triângulo
Local: Campo da Misericórdia, Uberaba – MG
Árbitro: Pelópidas Fonseca
13 de Maio: Fernandes, Octavio e Valle; Eloy, Benedicto e Estevam; Clarimundo, João, Motta, Domingos e Capoeira.
Triângulo: Aldo, Ruy e Luiz; Vicente, Martinho e Sucury; Maurício, Vinhola, Annibal, Machado e Melchiades.
Gols: Melchiades (1o T e 2o T), Machado (2o T) e Annibal (2o T); ? (Penalty, 2o T).

21/05/1922
Americano 1x0 Operário
Local: Araguari – MG
Árbitro: Alfredo de Oliveira Bueno
Americano: Lincoln, Sylvio e Marques; Andrelino, Vicente e Salim; Dickson, Manoel, Acrisio, Dante e Machado.
Operário: Lélio, Trinca e Genaro; Clodomiro, Moreira e Alfredo; Capelli, Nestor, Durval, Lopes e Carrichio.
Gol: Dante

04/06/1922
Uberaba 6x0 13 de Maio
Local: Campo da Misericóridia, Uberaba – MG
Árbitro: Antônio Alberto de Oliveira
Uberaba: Pino, Miguel e Villa; Bandeira, Walter e Filó; Targino, Kiki, Fortes, Walfredo e Tijollo.
13 de Maio: Rosa, Octávio e Benedicto; Estevam, José Maria e Eloy; Capoeira, Domingos, Motta, João e Joaquim.
Gols:

18/06/1922
Triangulo 2x0 Americano
Local: Uberaba – MG
Árbitro: Walfredo Vieira
Triângulo: Toti, Américo e Luiz; Vicente, Maurício e Sucury; Vinhola, Carnaval, Annibal,Octacílio e Machado.
Americano: Lincoln, Acrísio e Ambrolino; Andrelino, Vicente e Marques; Cubano, Manoel, Salim, Dante e Aranildo.
Gols: Annibal e Marques (contra)

02/07/1922
13 de Maio x WO Operário
O 13 de Maio, sem jogadores para realizar a partida, entregou os pontos ao Operário.

16/07/1922
Uberaba 0x1 Americano*
Jogo suspenso ao final do 1o tempo, quando o Americano vencia por 1x0, gol de Salim. O Uberaba entregou os pontos da partida, que deveria ser retomada no dia 20/08/1922.

23/07/1922
Operário 1x3 Triângulo
Local: Campo do Operário, Araguari – MG
Árbitro: José Jeovah Santos
Operário: Lelio, Trinca e Genaro; Alfredo, Moreira e Gaspar; Passos, Barreto, Lopes, Nestor e Capelli.
Triangulo: Toti, Satyro e Luiz; Sucury, Maurício e Américo; Vinhola, Carnaval, Annibal, Machado e Octacílio.
Gols: Capelli (1o T); Annibal (1o T) e Carnaval (2, ambos no 2o T).

13/08/1922
Triângulo 1x2 Uberaba*
Local: Uberaba – MG
Árbitro: João de Freitas
Uberaba: Pino, Badú e Vila; Hildebrando, Tango e Ovídio; Targino, Kiki, Walfredo, Fortes e Tijolo.
Triângulo: Totti, Bado e Parreira; Sugury, Júlio e Luizinho; Vinhola, Carnaval, Aníbal, Maurício e Otacílio.
Gols: Badu (de falta) e Fortes; Carnaval.

* O Conselho Divisional da Liga de Sports do Triângulo não aceitou o boletim oficial, confeccionado pelo representante designado para a partida, pelo fato do jogador Hildebrando de Moraes não residir no Triângulo Mineiro. A Associação foi declarada vencedora do encontro, o que motivou o pedido de desligamento da LST por parte do Uberaba. 

03/09/1922
Triângulo WOx Operário

17/09/1922
Operário 1x0 Americano
Local: Campo do Operário, Araguari – MG
Árbitro: Uberabino de Carvalho
Operário: Lelio, Trinca e Castanheira; Gaspar, Moreira e Alfredo; Capelli, Lopes, Durval, Nestor e Barreto.
Americano: Lincoln, Sylvio e Acrísio; Andrelino, Vicente e Dickson; Dante, Manoel, Tatú, Salim e Alvarez.
Gol: ?

24/09/1922
Triângulo 6x0 13 de Maio
Local: Campo do Triângulo, Uberaba – MG
Árbitro: Osmar Lepage

08/10/1922
Americano 1x1 Triângulo
Local: Campo do Americano, Araguari – MG
Gols: Tatú (Americano, 2o T)

Operário x 13 Maio e 13 de Maio x Americano, sem resultados.

Fontes:
- Jornal Lavoura e Comércio, de Uberaba - MG, várias edições do ano de 1922.
- Jornal Iris de Araguari - MG, várias edições do ano de 1922.